sexta-feira, novembro 25, 2005

31 de Dezembro terá mais um segundo


«Cada minuto tem 60 segundos, uma noção que ninguém questiona, mas que será desafiada pela Física em pleno "réveillon", já que 31 de Dezembro terá mais um segundo que o habitual, tornando-se o dia mais longo desde 1999.

"A rotação da Terra não é constante e tem estado a abrandar. Se não se fizessem ajustamentos, daqui a um milhão de anos havia um desfasamento de cerca de 12 ou 13 dias entre o calendário e o tempo real da Terra", explicou à agência Lusa Rui Agostinho, vice-director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). À medida que este desfasamento fosse aumentando, com o passar do tempo, a nossa percepção das estações poderia ficar "baralhada", uma vez que a Terra poderia ainda estar no Inverno, quando os calendários já marcassem o Verão, por exemplo.

Para evitar este fenómeno, os cientistas estabeleceram nos anos 70 que seria acrescentado um segundo a cada ano, o que não chegou a ser necessário, uma vez que o abrandamento da rotação da Terra não é tão acentuado como inicialmente se previa.

Assim, definiu-se que a correcção só tem de ser feita quando existir um desfasamento superior a meio segundo entre o movimento de rotação da Terra, medido através da posição de uma estrela, e os relógios atómicos, dispositivos de laboratório criados há cerca de 30 anos que possibilitam uma precisão quase total na medição do tempo por estarem sincronizados com a passagem dessa mesma estrela.

Este ano atingiu-se o limite máximo dessa diferença e é exactamente por isso que os físicos decidiram acrescentar um segundo ao último minuto do dia 31 de Dezembro, o que já não acontecia desde 1999.»

In Sic Online

Sem comentários: