Acho que a Páscoa está completamente desvalorizada. Parece que ninguém sabe o que esta época realmente significa. Para mim, é a ressurreição de Cristo e a reunião Deste com os Apóstolos e por isso, considera que é uma época para toda a família se reunir.
Mas no outro dia, ao ver uma reportagem na Sic, fiquei um pouco desiludida com o que as pessoas pensam desta época.
Uns dizem que é para tirar férias, por isso aproveitam para ir para o Algarve ou para a Madeira. Claro que alguns aproveitam para ir ver a família (o trânsito de hoje que apanhei no Norte do País explica isso mesmo).
Outros acham que é uma época em que se trocam presentes, como se faz no Natal. Claro que houve sempre aquela tradição em que os padrinhos ofereciam qualquer coisita aos afilhados, mas não eram presentes tipo brinquedos ou jogos, eram amêndoas, ovos das Páscoa ou o tradicional folar.
Fiquei mesmo chocada quando a jornalista ao perguntar a uma menina que estava acompanhada pela mãe se o padrinho lhe dava o folar pela Páscoa, essa menina respondeu simplesmente:"Folar?O que é isso?" Só sei que se a mãe se pudesse enterrava-se no mais profundo buraco que houvesse naquele momento, porque ficou tão atrapalhada que só visto mesmo.
Se estas pessoas pensam assim, o que será das gerações futuras? A sério, tenho mesmo muito medo de que esta tradição da Páscoa se perca daqui a uns tempos.
2 comentários:
sinceramente, nc vivi mt essa epoca cm sendo da familia... sou catolica mas n tao exacerbada!!!
ainda bem!
a religião é a fonte de todos os males. páscoa é férias...quero la saber do folar!
Enviar um comentário